"Roubar ideias de um autor é plágio, de vários é pesquisa."








Translate

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brinquedos dos anos 80


ATARI!!!

Não tem brinquedo melhor pra começar a falar da infância nos anos 80! Quem jogou sabe q não há jogos super modernos q substitua a graça do Atari! Meu irmão tinha um (da cce... genérico) era uma festa, juntava toda a mulecada da rua pra jogar, consequentemente a minha vez nunca chegava... Quem mandou nascer 10 anos depois? Caçula nunca tem moral  =/ ... A não ser qdo eu gritava: "OOOOW MÃÃÃÃEEE" Ai minha vez chegava rapidinho!! =p


FROSTIBIT  

Era o meu preferido \o/... Detalhe: o jogo se pá não tem fim... Eu parava de jogar qdo enjoava pq morrer parecia impossivel.
Uma pqna observação: não existia "pause" caso vc precisasse ir ao banheiro certamente morreria afogado ou devorado impiedosamente por aqle urso raivoso ali ao fundo...


FERRORAMA

Éh... Em algum momento da minha infância tenho a vaga lembrança de já ter visto um desses, (ou era autorama, ou era maxi-cargo, ou era qq coisa parecida com isso... ) porém beeeeem longe do alcance de minhas mãozinhas... (irmão egoista!!! hunf )


ROBÔ PERCIVAL DA ESTRELA *-*

Ahhhh eu era loooouca por ele!!! *-* ...Era o máximo!! Ele andava, tinha controle remoto, e essas partes vermelha e azul era tipo aqle famoso jogo gênios da estrela, jogo de memória, ele acendia as luzes em várias sequências diferente e vc tinha que memorizar e tentar acertar, mas isso era o de menos, o mais legal é que ele andava e era do meu tamanho!! O.o... (juro q não é exagero... tsc tsc)
Não havia distração melhor para uma criança de dois anos... isso é... se meu irmão me deixasse chegar perto do maldito robô (já disse q tenho um irmão egosita?) Brinquedo de filhinho mimado do papai... E pra caçula nada =(

    

 MINI-GARRAFINHAS DA COCA-COLA

Quem não se lembra disso?  E quem nunca tentou beber??? Por sorte eu não consegui abrir a garrafinha e meu irmão me encontrou tentando, tirou a garrafinha da minha mão dizendo que não pode, a questão em pauta não era a saúde da criança e sim que as garrafinhas eram dele! =p

 
           
PULA PIRATA*-*

Óóóó era meu brinquedo preferido (depois do robô que andava, lógico) vc ja sabe que a qualquer momento o pirata vai pular, afinal é esse o objetivo... Mas vc sempre se assusta! Eu passava horas brincando com isso no quintal (pq minha mãe obrigava meu irmão a me emprestar... E a cada 5 minutos ele ia lá contar todas as peças pra ver se eu não havia perdido nenhuma, e aproveitava pra reforçar as ameaças caso isso acontecesse...) 

 

AQUAPLAY

Encontrei uma foto do exato aquaplay da minha irmã, ela tinha outro, mas esse era meu preferido e eu conseguia pegar todos os peixinhos! Ahh q saúdade que dá =(... Cheguei perguntar se ela ainda tem p me emprestar, mas ele ja não existe mais... =(
(Eu caso com quem tiver um desse... hahaha)



 MENINA-FLOR

Nunca gostei de bonéca, meu negócio era carrinhos, bola e fubécas, a única vez que uma barbie passou pelas minhas inocentes mãos de criança ela ficou sem pernas, sem braços e sem cabeça, como não vi diversão nenhuma naquela boneca chata, achei q arrancando os membros dela e colocando os braços no lugar das penas, cabeça no lugar dos braços e coisas do tipo eu poderia me divertir... No fim minha irmã pergunta:
-kd minha boneca??
-Não sei... (assovia)
Dias depois o cadáver foi encontrado e passei um bom tempo sem poder chegar perto dos brinquedos dela...
Mas qto à bonécas havia uma excessão: A menina flor!!! Minha irmã tinha uma igualzinha a da foto (nota-se que todos os brinquedos pertenciam aos meus irmãos, a caçula que se contente em toma-los emprestado)
Eu adorava a menina flor, era uma boneca que do avesso virava uma flor dentro de um vaso (claro q eu preferia ela nessa versão)


FOFÃO

Toda criança dos anos 80 queria um fofão, agora alguém me explica pq queriamos tanto um bonéco tão feio???

                                                              
O PEQUENO PONEY

Eu era loooouca por um!!! Não, minha mãe nunca me deu! (pão duuuuura que só vendo)

  
                                                               
 PEGA-PEIXE

Eu também quis muuuuuito um desse!!! Pedia pra minha mãe todo dia incansavelmente (e inutilmnente tb...) então minha mãe comprou um de presente pro meu primo! ( e a filha que se foda!)
PEPOSO E PEPOSA

A famosa familia peposo!!! Esses eu tinha!!! =)
Minha mãe comprou a familia inteira!! (até que ela não é tão pão dura assim)
Tive que dividir a familia peposo com a minha irmã (volto a dizer: minha mãe é pão dura! ¬¬)
Na minha época eram o peposo, pepósa, peposinho e pepósinha... Mas encontrei uma foto na internet com dois peposinhos e duas pepósinhas, vejo q a familia cresceu...


MOLA MALUCA

Começo dos anos 90...  Mola maluca era moda, principalmente as coloridas! Era simples, porém divertido, eu tive duas, uma que ganhei de presente da visinha e outra do meu pai (pq se dependesse da mamãe, a frase seria a seguinte: -Qdo vc crescer e trabalhar vc compra uma mola maluca com teu dinheiro!)



VAI E VEM

Outra coisa que virou moda no começo dos anos 90, fiquei surpresa qdo minha mãe chegou em casa com um pra mim (já que nunca me dava nada) fiquei super contente e fui brincar com o vai e vem.
Pra quem não se lembra eram duas cordas e um "objeto oval" no meio que ia de um lado ao outro qdo abria e fechava as cordas, por isso se chamava "vai e vem". Porém o meu não "vai e nem vem!" Parava no meio da corda, empacava e não tinha cristo q o tirasse dali! Pra quem nunca ganhava nada era bem interessante ganhar um brinquedo que não funcionava... É né, valeu a intenção =/

     
Caldo Maggi, o caldo nobre da galinha azul...

Esse era o slogan do comercial, compre o caldo maggi e ganhe a galinha azul. (mais ou menos isso) Éhh... esse eu ganhei  =(
Só pra não dizer que nunca ganhei nada! Vai me dizer que não é tão bom qto o robô percival do meu irmão??? 
E olha que tenho ela até hj na estante do quarto... Ainda tem até o ovinho azul... ¬¬


TRAÇO MAGICO

Esse sim minha mãe me deu!! =)
Fikei super feliz, até o dia em que ele escapou da minha mão e eu o vi voando de um lado ao outro da cozinha, como um aviãozinho de papel =(
Mas por incrivel que pareça ele resistiu à queda, e andava perdido pela casa até pouco tempo atrás.
Ahhh não se iluda com o desenho, ele realmente não era capaz disso, os traços eram retos, limitava-se a desenhos quadrados, não como o mostrado na foto a cima... =/  (propaganda enganosa)

                                                             
CALOI CECI c/ cestinha *-*

Yes eu tinha!!! Passei dois anos chorando por uma dessas! Até q meu pai me deu!!! =)
Eu seguia a risca o que mandava o comercial, sempre deixava bilhetinhos pela casa escrito: "Paaaaaai, não esqueça a minha caloi!!!" e não é que deu certo?
Ahhh se essa bicicleta falasse... Foram tantos tombos, tantos perdidos do tipo "mããããe to ali na pracinha" e dali a pouco cadê Grazy? Sumiu... rs. Voltava com a cestinha cheia de flores p ela (assim ela não brigava) depois de grande subornei minha tia e vendi a bicicleta pra minha priminha (por um valor consideravel hehehe)

 

BAMBOLÊ

Na minha época (falando igual velho) as crianças se mexiam! Não éramos como as crianças de hoje que passam o dia inteiro na internet!
Nós brincávamos de pular corda, esconde-esconde, pega-pega, bandeirinha e até bambolê! Era um sucesso, tinha até novela com tal nome... (ou o bambolê virou moda por causa da novela?) Sei lá, só sei que eu nunca consegui mantê-lo na cintura por mais de 10 segundos... Rs.


IÔ-IÔ

Éhh, nos divertiamos com coisas simples! Más eu achava bem mais interessantes os iô-iôs que meu pai trazia do Paraguai \o/
Eles eram vermelho e azul, transparente com pisca-pisca e musiquinha!!! O máximo!!! (da breguice...¬¬)

 

CENTRAL DE JOGOS

Eram 10 jogos, mas o melhor era o ludo real, diversão para adultos, já que minha mãe foi qm mais fez proveito de tal jogo ¬¬


 

PEGA-VARETA

Tente tirar uma vareta sem tocar ou mexer nas demais (proibido para portadores de mal de parkinson =p)
Passávamos horas jogando isso, todo mundo de olho na unica vareta preta q valia 50 pontos \o/

 ...São mts brinquedos pra citar aqui, Playmobil, Fort apache, agarradinho da estrela, pense bem, coleção moranguinho, lango-lango, pinos mágicos, élo maluco, boca rica, futebol de botão (copa de 86) e até carrinho de rolemã... Se eu for citar todos não saio mais daqui... 
Éhh, nós, crianças dos anos 80 certamente fomos as mais felizes! A melhor época, inexplicavel, só quem vivenciou é que sabe, quem chegou depois perdeu! 

É dia das crianças! ...Alguem me dá um pula-pirata????

Feliz dia das crianças!!! 
Para tds aqles, que apesar da idade ainda se entopem de doces sem se preocupar com a balança, que tomam banho de chuva sem se preocupar com a chapinha, que se lambusam de torta de chocolate e lambem os dedos sem se preocupar com etiquetas, àqles que contam piadas, riem de td, até de si mesmo, àqles que não se preocupam em crescer sérios e chatos, e sim aos que são maduros quando o momento exige, mas que no dia-a-dia ainda se divertem como eternas crianças.

(by Grazy =^.^=)






7 comentários:

  1. Noooooooooooooooooooooossa...
    eu tinha td esses brinquedos!!
    bom, quae todos... nao tinha o fofão(sempre quis pra ver se tinha a faca dentro) hauahuahau
    Peposa e peposa e a menina flor eu nem lembro deles, esses axo que nao era da minha epoca ;x
    Os outros eu tive tudo ^^
    eu tinha os poneis Graaa... eu tenho uns dois aqui ainda que minha dog brinca ta td mordido, quer um? rsrs xPPP

    eu tinha aquela casinha roa dos poneis lembra? *-*
    era tão linda... ver iosso me veio ateh o cheirinho da casinha no nariz!!
    era tão gostosoo...

    ooooh epoca, hj as crianças nao brincam disso!!=\

    deu saudades de brincar


    bj bj malukinha

    ResponderExcluir
  2. ...êêê saudades...atari [generico,claro],o aquaplay,vai e vem,pula pirata e os iô-iôs eram os que eu tive...tive tbm um fofão,e só queria ele por causa da lenda da faca escondida nele;comprei,fiz uma autopsia nele e com nao achei faca alguma,joguei de lado o infeliz [boneco feio da porra =/]
    enfim,crianças dos anos 80/90,restaram boas lembranças de cada brinquedo,desses...

    ResponderExcluir
  3. eita! alguns desses eu tinha... mas de outros não lembro não! mas o traço mágico era o que eu achava mais sem graça. só dava pra fazer restas, quadrados, retângulos...
    e o Fofão eu cheguei a conclusão que ele parece um rasta.

    ResponderExcluir
  4. nossa eu tinha quase todooos!
    mais tem um aki em kasa ainda na caixa velha e amarelada que se chama leva e tras... os caminhoezinhos trabalhavam direitinho rs era o maximooo rs
    eu nem adoravaaaaaaaa

    esse vc nao tem !!! =P

    que saudade desse temnpooo!

    ResponderExcluir
  5. Muitas saudades desse tempo!

    Esses brinquedos eram muito legais!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pula-pirata aqui p matar a saudade!!! rsrsrs
    Foi uma ótima infância!!
    Obrigada pela visita!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  7. gostava tanto do ferrorama que hoje sou apaixonado por trens e tenho o sonho de monttar uma maquete com trens em um quarto soh pra passar horas trancado fazendo o que eu gosto

    ResponderExcluir