"Roubar ideias de um autor é plágio, de vários é pesquisa."








Translate

sábado, 19 de abril de 2014

Tomar sol faz bem!





Você passou a vida toda ouvindo recomendações sobre os perigos de se expor ao sol, sobre o uso indispensável do filtro solar, sobre os malefícios dos raios violeta. Mas e os benefícios que um banho de sol pode proporcionar ao seu corpo? Aaahh esses ninguém te contou né? Você pode não ser uma planta, não possuir clorofila e não fazer fotossíntese, mas certamente seu corpo precisa de sol! Pois bem, chega de tacar o pau no nosso astro-rei e vamos conhecer o que ele nos traz de bom?
O essencial é equilíbrio! O excesso de sol faz sim, mal à pele. Além de manchas, queimaduras e envelhecimento precoce ele também pode causar câncer de pele. Mas veja bem, isso só pode ocorrer em caso de exposição excessiva, e fugir completamente do sol não é nada saudável.
Os raios ultra violentos violetas são essenciais para a sintetização da vitamina D. Essa vitamina por sua vez, é essencial para um organismo saudável. Estudos indicam que ela é capaz de reduzir pela metade os riscos de câncer de próstata, mamas, cólon e ovários, podendo até impedir sua progressão em fase inicial. Também é capaz de reduzir em 40% o risco de esclerose múltipla, fortalece o cérebro, barra a artrite reumatoide, ajuda a manter os dentes sadios e o mais conhecido de seus benefícios; evita a osteoporose!

Como funciona?
Nossa epiderme é rica em um derivado do colesterol chamado 7-desidrocolesterol que em contato com os raios UVB se transformam na pré-D3, que o calor do nosso corpo transforma em vitamina D3, transportada para a corrente sanguínea através de proteínas. Nos rins ela sofre outra alteração e se transforma em calcitriol, uma variação da vitamina D capaz de captar moléculas de cálcio auxiliando sua absorção.

Os nutricionistas afirmam que poucos são os alimentos que nos fornecem vitamina D e mesmo assim em quantidades baixas que não são o suficiente para proporcionar os benefícios que nosso corpo necessita, por isso o banho de sol é indispensável! Use, mas não abuse! Apenas meia horinha de sol por dia já é o suficiente para o organismo produzir a vitamina D que ele necessita para manter seus ossos firmes e seu corpo saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário